Conceitos iniciais de Evolução: Lamarck Jean Baptiste (2/2)

página anterior

Evolução por processos naturais
Lamarck foi atacado por Cuvier e muitos outros naturalistas de sua época. Enquanto alguns o questionavam em terreno científico, muitos deles também foram perturbados pelas implicações teológicas de seu trabalho. Lamarck estava propondo que a vida tomou sua forma atual através de processos naturais e não através de intervenções miraculosas. Para os naturalistas britânicos, em especial, impregnados como eram na teologia natural, foi terrível. Eles acreditavam que a natureza era um reflexo do projeto benevolente de Deus. Para eles, parecia que Lamarck estava afirmando que era o resultado de um instinto primitivo cego. Rejeitado pela comunidade científica, Lamarck morreu em 1829 na pobreza e na obscuridade.

Mas a noção de evolução não morreu com ele. O naturalista francês Geoffroy St. Hilaire defenderia uma outra versão de mudança evolutiva na década de 1820 e o escritor britânico Robert Chambers seria o autor do argumento mais vendido sobre evolução em 1844: Vestiges of a Natural Creation. E em 1859, Charles Darwin publicaria A Origem das Espécies.

Lamarck versus Darwin
 

Diferente de Darwin
O argumento central de Darwin é muito diferente do de Lamarck de muitas maneiras. Darwin não aceitou nenhuma reta conduzindo à complexidade através da história da vida. Ele argumentou que a complexidade evoluiu simplesmente como resultado da adaptação da vida às suas condições locais, de uma geração para a seguinte. Ele também argumentou que as espécies podem se extinguir, em vez de transformarem-se em novas formas. Mas Darwin também se apoiou em muitas das mesmas evidências que Lamarck para a evolução (como estruturas vegetais e seleção artificial de criação). E Darwin erroneamente aceitou que as mudanças adquiridas durante a vida de um organismo podem ser passadas para seus descendentes.

A herança Lamarckiana permaneceu popular em toda a década de 1800, em grande parte porque os cientistas ainda não entendiam como funcionava a hereditariedade. Com a descoberta dos genes, grande parte dela foi finalmente abandonada. Mas Lamarck, que Darwin descreveu como "esse naturalista justamente célebre", continua sendo uma figura importante na história da biologia por ter idealizado a mudança evolutiva, pela primeira vez.


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.