
Ninguém nunca viu o interior de um átomo mas nós sabemos o que tem lá. |
Ideias científicas são desenvolvidas através do raciocínio.
 |

Ninguém viveu ao longo da história, mas sabemos que ela ocorreu.
|
Inferências são conclusões lógicas baseadas em fatos observáveis. Muito do que sabemos de estudos científicos é baseado em inferências de informações, sem importar se o objeto de estudo é uma estrela ou um átomo. Ninguém nunca viu o interior de um átomo, ainda assim nós sabemos, por inferência, o que tem lá. Átomos foram desmontados e seus componentes determinados. A história da vida na Terra foi da mesma forma inferida através de múltiplas linhas de evidência.
Afirmações científicas se baseiam em testar explicações contra observações do mundo natural e rejeitar aquelas que falharem no teste.
Explicações científicas são avaliadas usando evidências do mundo natural. As evidências podem vir de várias fontes: um controlado experimento laboratorial, um estudo de anatomia ou gravações de radiação vindas do espaço, para não citar mais. Explicações que não batem com as evidências são descartadas ou modificadas e testadas novamente.
Afirmações científicas são sujeitas a revisão externa e reprodução.
Revisão externa por especialistas é parte integral de empreendimentos científicos genuínos e acontece continuamente em todas as áreas da ciência. O processo de revisão inclui exames às informações e à coerência de outros cientistas. Ela tenta identificar explicações alternativas e reproduzir observações e experimentos. |
próxima página
|